Blog

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Ser empreendedor não é condição exclusiva de empresários ou de quem está à frente dos negócios. Tem a ver com atitudes que determinadas pessoas desenvolvem. Existem comportamentos que representam características empreendedoras.

Pesquisador canadense e um dos maiores especialistas na área, Louis Jacques Filion descreve que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Ou seja, alguém que pensa, planeja e age, arquitetando todas essas etapas de maneira estratégica para conquistar metas e objetivos.

Confira a seguir algumas características básicas de um empreendedor de sucesso.

Iniciativa e coragem

Empreender consiste basicamente em colocar ideias em prática. Um empreendedor sabe que uma boa ideia é aquela que pode ser executada. Para isso, traça um plano de ação. Ele sabe o que quer fazer e como fazer.

O empreendedor é alguém que aceita correr riscos. Para implementar suas ideias, ousa de maneira consciente, seja para colocar um novo produto no mercado ou com o objetivo de expandir seu negócio.

Também é alguém que planeja e realiza seus projetos, mudando de estratégia caso seja necessário.

Visão estratégica

Perceber quais as demandas do mercado, entender o perfil do cliente, saber qual o posicionamento da empresa, avaliar vantagens e riscos. Essas são algumas características que compõem a visão estratégica dos bons empreendedores.

Eles são capazes de compreender como as diversas instâncias da organização estão articuladas, estabelecendo planos de ação tanto para o ambiente interno como para o externo.

Faz parte da visão estratégica a capacidade de aproveitar oportunidades e de inovar, e essas ações são fundamentais para manutenção e crescimento de uma empresa.

Liderança

Por compreender todos os processos de funcionamento da organização, o empreendedor é alguém que sabe liderar. Distribui tarefas e funções para os funcionários mais aptos a desempenhá-las.

Ao aplicar táticas de liderança, a equipe torna-se autogerenciável, passa a conhecer a ordem organizacional, identifica-se com os valores da empresa e age em prol da conquista dos objetivos.

A gestão de talentos é também uma ação essencial para o gerenciamento produtivo, inclusive com melhoria na lucratividade. Ao saber quais as aptidões de um funcionário, o líder pode remanejá-lo para outra função que possa exercer com mais destreza.

Capacitação

As discussões mais recentes têm abandonado a antiga visão do empreendedorismo como uma característica inata. Os teóricos da administração e da gestão de empresas têm defendido a capacidade empreendedora como um aperfeiçoamento de competências.

Por isso, investir na capacitação e no aprendizado tem sido uma característica bastante incentivada em quem deseja empreender ou ampliar seu negócio.

E isso não se restringe apenas ao gestor, mas à equipe de funcionários, seja com a capacitação da equipe de vendas ou a organização de um curso para implementar novas rotinas produtivas na empresa.

Fonte: SEBRAE

Com o objetivo de ajudar futuros empreendedores que ainda não sabem por onde começar e incentivar aqueles que estão com receio, a AR Contabilidade, criou um guia com dicas importantes de como abrir seu negócio. Conte conosco para auxiliá-lo nesta jornada.

Baixar eBook


Mais notícias »

Rua Felinto Marques Cerqueira, 275, Capuchinhos
CEP: 44076-040  - Feira de Santana - Bahia
Telefone: 75 21023822 - E-Mail: contato@arcontabilidade.com.br

® 2017 Todos os direitos reservados. AR CONTABILIDADE