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Quem nunca passou por uma destas situações?

Você chega em uma loja, precisando da ajuda de alguém para encontrar um produto, olha para um lado, olha para o outro, os minutos passam e ninguém te atende. Ou então, você deseja adquirir um serviço e entra numa empresa, mas quem te recepciona sequer retribui o seu bom dia.

Tenho certeza que você se sentiu desconfortável com a situação e, talvez, tenha até ido embora sem sequer comprar o produto ou adquirir maiores informações sobre ele. E, até mesmo, ao encontrar com algum conhecido que comente sobre a empresa, você fale sobre situação que passou e não recomenda o estabelecimento.

Bom, essa é uma situação que acontece frequentemente, mas que deve ser evitada. Uma vez que ter um bom relacionamento com o cliente é imprescindível para o sucesso do seu negócio. Afinal, é o cliente que mantém a empresa funcionando.

Agora, depois de lembrar desses acontecidos, me diga: você gostaria que fosse o contrário, e que o dono do estabelecimento que não prestou um bom atendimento fosse você? Tenho certeza que não.

Por isso, estamos dando algumas dicas para melhorar o seu relacionamento com o cliente, não só para conquistá-lo, mas também para fidelizá-lo. E, consequentemente, aumentar a lucratividade do seu empreendimento.

 

Melhore a comunicação interna, para aprimorar a externa:

Sabemos que todos temos questões pessoais e que, muitas vezes, é difícil não deixar que elas transpareçam para os outros. Então, que tal adotar práticas mais humanas com seus colaboradores?

Habitue-se a chamá-los, periodicamente, para conversar – ainda que seja um papo rápido – para saber se está tudo bem com o trabalho, se há algum problema que pode ser resolvido. Além disso, é interessante promover reuniões de equipes, não só para debater algum novo projeto, mas também para parabenizá-los pelo trabalho ou dialogar sobre algum ponto.

Quando se trabalha em um ambiente agradável, é muito mais fácil passar essa sensação para os clientes.

 

Preocupe-se em atender a necessidade do cliente e não apenas em vender um produto:

Num mercado tão competitivo e globalizado como o de hoje, em que a oferta e concorrência são altas, a atenção pode ser o diferencial entre fechar ou não um negócio.

Quando uma pessoa chega até uma empresa, ela possui um problema ou uma necessidade e precisa de algo que resolva essa questão. Mas, para que você lhe ofereça a melhor solução, é extremamente necessário compreender exatamente o que essa pessoa quer, para que, posteriormente, ela possa pensar “caramba, era isso mesmo que eu precisava, agora já sei onde voltar”.

No momento em que você dá atenção ao cliente e, assim, mostra que ele é importante, você conquista-o.

 

Diversifique seus canais de contato:

O conforto do cliente é algo que deve ser levando em conta, principalmente quando se fala em ter uma boa relação com seu consumidor. Então, é relevante ter diferentes formas dele entrar em contato com você, para que ele possa escolher com maior comodidade.

As mídias socais são ótimos exemplos dessa diversificação. Mas, elas se tornaram tão importantes que investir nelas também é uma outra dica, veja a seguir.

 

Invista nas mídias sociais:

As mídias sociais transformaram o conceito que tínhamos de comunicação a alguns anos. Hoje, a transmissão e o consumo de informações ocorrem em instantes. E isso deve ser levado em consideração por você, empreendedor.

É interessante estar disponível para o cliente em diversos canais de comunicação para que o cliente escolha o mais confortável para ele.

Então, ter um telefone de contato é importante, mas, na era das redes sociais, é importantíssimo estar presente no Facebook e no Instagram, por exemplo. Afinal, é lá em que os seus clientes estão.

Convença-os, compartilhe com eles informações sobre assuntos que você domina e que podem interessá-los, não apenas sobre os seus produtos e serviços.

Temos um post mostrando três motivos que comprovam que estar online é importante para aumentar o seu lucro. O que acha de dar uma olhada?

 

Seja franco:

Muitas pessoas associam a sinceridade com falar de maneira fria e grossa com alguém, mas não é bem assim, e não é isso que queremos encorajar aqui. Certo?

Ser franco é saber dizer não ao seu cliente.

Digamos que alguém entre em contato com você em busca de um produto específico, mas você não tem, então, não se limite em dizer que não o possui, tente explicar o motivo disso. Caso você esteja planejando disponibilizar esse produto, fale para essa pessoa. E não se esqueça da segunda dica: atente-se à necessidade do cliente, escute-o e veja se algo que você dispõe não pode se encaixar na necessidade dele.

Lembre-se: é o seu cliente que movimenta sua empresa.



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